Pular para o conteúdo principal

Prof. Vitão - História - 9º Ano B



Muito bem, meu povo.... vocês se lembram, lá no começo do ano (antes do Apocalipse do Pitombavírus) que eu disse que o século XX foi o século mais depressivo que a gente iria estudar? Pois bem, até agora a gente viu como esse seu mestre gordo tinha razão. Mas esses três carinhas dessa foto acima nos mostram que, em se tratando do século XX, tudo o que pode piorar, com certeza piora. Eles foram líderes de um processo bizarro que vamos começar a tentar entender agora e que nós chamamos de:
            TOTALITARISMO DE DIREITA E DE ESQUERDA
Podemos dizer que o TOTALITARISMO enquanto modelo de governo foi criado por STÁLIN, quando ele detonou as ideias do Socialismo “original” e tornou-se ditador. Já vimos em postagens anteriores que esse Totalitarismo era o tipo de governo onde o ditador (e seus parças) controlam toda a vida das pessoas usando uma violência extrema e criando mentiras que fazem o ditador ser ADORADO COMO SE FOSSE O GRANDE SALVADOR. Além da violência, o Totalitarismo é marcado pela ADORAÇÃO AO SEU LÍDER (meu, parece zueira, mas o povo adorava seus líderes totalitários de uma maneira que parecia até doença, parecia que a galera não pensava e agia como se fosso um bando de gado irracional atrás do “mestre”).
Mas, ao mesmo tempo em que Stálin fez essa lambança, surgiram outros líderes Totalitários que agiam igual, porém trazendo algumas pequenas diferenças em relação a alguns conceitos. Assim, STÁLIN era um ditador Totalitário de ESQUERDA, enquanto HITLER E MUSSOLINI (os outros carinhas da foto acima) e vários outros eram chamados de DITADORES TOTALITÁRIOS DE DIREITA.
Mas qual era a diferença? Praticamente, eram essas:
- No TOTALITARISMO DE ESQUERDA, a BURGUESIA é considerada inimiga (bando de burguês safado!!!) e os chamados “meios de produção” (fábricas, comércio, terras) PERTENCEM AO ESTADO, ao governo.
- No TOTALITARISMO DE DIREITA, a BURGUESIA  é parceira do governo, e o Estado ajuda a burguesada a ficar mais rica. Além disso, o TOTALITARISMO DE DIREITA é extremamente NACIONALISTA (“pátria acima de todos”) e o líder totalitário é visto como o “guardião do espírito da nação”.  
Tirando isso, o resto é tudo igual. Ambos os Totalitarismos são violentos, os líderes são adorados, e quem não concorda, morre!!! Ah, e são extremamente MILITARISTAS também.
O Totalitarismo de ESQUERDA é chamado de COMUNISMO STALINISTA. O de DIREITA, a gente chama de FASCISMO. No caso específico da ALEMANHA quando Hitler se tornou ditador Totalitário, o fascismo recebeu o nome de NAZISMO porque tinha uma coisa extra que só rolou no caso alemão: o RACISMO E O PROJETO DE QUERER EXTERMINAR QUEM NÃO FOSSE DA “RAÇA ALEMÃ (ARIANA)”. Vamos ver isso com calma logo mais.
Abaixo, vamos conhecer bem rapidinho alguns líderes totalitários:

JOSEPH STÁLIN, da URSS. Já falei muito sobre ele. Totalitário de Esquerda.

MAO-TSÉ-TUNG, da CHINA. Totalitário de Esquerda. Falarei mais adiante sobre esse ser.

POL POT, do CAMBOJA. Totalitário de Esquerda. Durou pouco, mas fez um baita estrago


Kim Il-sung, da COREIA DO NORTE. Totalitário de Esquerda. Hoje, a Coreia do Norte vive a mesma ditadura, mas agora nas mãos do neto desse cara, o Kin Jong-um.


BENITO MUSSOLINI, da ITÁLIA. Totalitário de Direita. Era o maior parça de Hitler.

ADOLF HITLER, da Alemanha. Totalitário de Direita. Queria conquistar o mundo e exterminar as “raças inferiores”.


Imperador HIROITO, do JAPÃO. Totalitário de Direita, junto com Hitler e Mussolini começou a 2ª Guerra Mundial.





Francisco Franco, da ESPANHA. Totalitário de Direita. Tomou o poder com a ajuda de Hitler e Mussolini promovendo a sangrenta GUERRA CIVIL ESPANHOLA.

Antonio Salazar, de PORTUGAL. Totalitário de Direita.



GETÚLIO VARGAS, do BRASIL. Totalitário de Direita. É, my friends, o Brasil não escapou dessa onda....

JUAN DOMINGO PERÓN, da ARGENTINA. Totalitário de Direita.


VITOR ANDRÉ DE SOUZA, Totalitário de BELEZA.
Meu, no meio de tanto homem feio e malvado, eu quis encerrar a postagem com um cara lindo e fofo.
Beijos do gordo e até a próxima!!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

  Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas. Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp: 998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal. Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus! Texto: Tipos e origens das rochas As  rochas  estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são  formadas a partir da junção de  minerais   (apenas um mineral ou mais...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...