Pular para o conteúdo principal

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

 

Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas.

Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último

bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e

entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu

whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail:

karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br

Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp:

998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal.

Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus!

Texto: Tipos e origens das rochas

As rochas estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são formadas a partir da junção de minerais (apenas um mineral ou mais de um). Rochas que possuem apenas um mineral em sua composição são consideradas rochas simples, como o mármore. Já as rochas que possuem mais de um mineral em sua formação são rochas compostas, como o granito.

Os minerais, por sua vez, são elementos naturais, e a grande maioria deles é sólida. Eles possuem uma composição química definida, sendo formados por processos inorgânicos. São exemplos de minerais:

  • o calcário,
  • o quartzo,
  • o talco,
  • o mercúrio (ele e a água são os únicos minerais líquidos existentes em condições normais de temperatura e pressão).

Leia também: Como é o centro da Terra?

Formação das rochas

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso.



A junção de minerais forma as rochas.

Essa formação pode ocorrer no interior da Terra, nas camadas abaixo da litosfera compostas por magma, ou no exterior, como as rochas formadas a partir de processos erosivos (pluvial, fluvial, eólica), o que possibilita o uso dessas rochas em várias atividades humanas: construção civil, indústrias e até em presentes, como o ouro e a prata, minerais encontrados em rochas. Assim, para haver a formação de rochas, é necessário que os minerais estejam agrupados.

Tipos de rochas

As rochas podem ser encontradas de várias formas e utilizadas em diversas atividades humanas, principalmente na construção civil e nas indústrias como matéria-prima. Elas são classificadas de acordo com a sua origem e formação em três grupos.

·         Rochas magmáticas

As rochas magmáticas formam-se a partir do resfriamento do magma no interior da Terra. Esse tipo de rocha é chamado de magmática intrusiva, pois é formada na parte interna dos vulcões. Pode haver também rochas magmáticas formadas com o resfriamento do magma no exterior da litosfera, na superfície (crosta terrestre). Essas rochas recebem o nome de magmáticas extrusivas, pois foram formadas na parte externa do planeta. Cabe lembrar que, quando o magma atinge a superfície, ele recebe o nome de lava.

Veja também: Por que vulcões entram em erupção?

·         Rochas sedimentares

Já as rochas sedimentares, como o nome indica, são formadas de sedimentos depositados e compactados durante milhares de anos. Esses sedimentos são fragmentos de outras rochas transportados por processos erosivos, como a ação da água, do vento e da chuva, sendo depositados em áreas mais baixas. O desgaste de uma rocha de áreas mais altas é natural, contribuindo para a formação das rochas sedimentares.



Rochas utilizadas na construção civil. [1]

Essas rochas possuem camadas horizontais, sendo as camadas inferiores mais antigas do que as camadas superiores. São as rochas mais frágeis que existem.

·         Rochas metamórficas

Rochas metamórficas são aquelas originadas da transformação (metamorfose) que outras rochas sofreram ao longo de milhares de anos, como resultado do calor, do intemperismo ou mesmo da pressão no interior da litosfera. Quando ocorre essa transformação, há o surgimento de novas rochas, com estruturas diferentes das originais.

Exemplos de rochas

Vejamos alguns exemplos dos três tipos de rochas que existem.

·         Rochas magmáticas (ígneas): granito (intrusiva) e basalto (extrusiva) são mais comuns.



Cozinha com bancada de granito, uma rocha magmática.

·         Rochas sedimentares: arenito, calcário, varvito, argilito.

·         Rochas metamórficas: mármore, quartzito e gnaisse.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...