Pular para o conteúdo principal

Prof. Vitão - História - 6º Ano

Criançada, 

Pra aliviar a saudade que estou de vocês e vocês estão desse gordo fofo, leiam esse textinho que preparei com todo carinho pra gente recomeçar a trabalhar.

Depois a gente conversa.
Beijos do Gordo


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:  nós estamos estudando o momento em que termina a Pré-História e começa a História, com a fase chamada de HISTÓRIA ANTIGA. No final da Pré-História (período NEOLÍTICO) os humanos estavam desenvolvendo muitas novidades e muitos conhecimentos para ajudar na sobrevivência e melhoria da vida nas sociedades. O textinho abaixo nos traz algumas informações sobre alguns conhecimentos médicos desenvolvidos no final da Pré-História, os quais revelam características da mentalidade das pessoas da época, bem como o desenvolvimento de alguns conhecimentos. Leia com atenção e revise em seu caderno tudo o que já estudamos sobre esse período.

NA PRÉ-HISTÓRIA, COMEÇARAM A ESTUDAR A DOR DE CABEÇA E PESQUSIAR TRATAMENTOS EM VACAS – a forma de tratar doenças também tem história!!!

O tratamento de saúde mais comum do neolítico era abrir um buraco no crânio para aliviar dores de cabeça e convulsões.
Sabe quando a cabeça dói tanto que parece estar prestes a explodir? Pois é: algumas pessoas da pré-história achavam que, sem tratamento, ela explodiria mesmo, de verdade. E aí uma ideia considerada razoável era abrir um buraco redondo de uns três centímetros de diâmetro no crânio do “paciente”. O objetivo era aliviar a pressão – e deixar os maus espíritos saírem, conforme as crenças daquele momento.
A prática, chamada “trepanação”, durou muito tempo e foi usada para combater enxaquecas. Na maior parte dos casos, é claro, só funcionava como um alívio provisório e  extremamente arriscado. Na medicina atual, são poucas as situações em que serrar o crânio é de fato uma boa ideia.
A questão agora é saber se o procedimento também foi a primeiro da história da veterinária. Uma dupla de arqueólogos do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França analisou o crânio de uma vaca que viveu há 9 mil anos onde hoje fica o sítio arqueológico de Champ-Durand. E concluiu que o buraco de 6,4 cm por 4,7 cm que a fêmea tem na cabeça – até então um mistério – provavelmente foi resultado de uma trepanação.

Antes se especulava se o orifício não teria sido resultado de um câncer ou de uma infecção grave – ou então um ferimento de combate muito sério, que teria matado o animal instantaneamente. O estudo revelou, porém, que o corte foi limpo: não há sinais típicos de impacto violento – como lascas –, e as bordas exibem padrões de intervenção muito parecidos.
É legal imaginar que os primeiros curandeiros pré-históricos franceses submeteram a vaca à cirurgia porque estavam preocupados com a saúde dela – e não dá para descartar essa hipótese. Se foi o caso, o procedimento só pode ter sido feito em resposta a alguma demonstração visível de que o animal estava sofrendo, como uma convulsão. E daí seria possível tirar uma conclusão fascinante: que o Homo sapiens dessa época já havia percebido que a origem de distúrbios neurológicos é a cabeça. Isso soa óbvio hoje, mas é uma sacada sofisticada para os padrões do mundo pré-medicina. 
O mais provável, porém, é que eles só tenham usado o animal para ensaiar o corte antes de tentá-lo em seres humanos. Abrir o osso sem ferir o cérebro exige prática, e treinar no crânio de uma pessoa já morta não é tão realista. “Eu não vejo motivo para eles terem salvado uma vaca específica em meio a centenas de outras”,  Fernando Ramirez Rossi, autor principal da pesquisa. Em algumas culturas, a trepanação também era um ritual – ou seja, treinar com vacas possivelmente evitava erros na hora de abrir a cabeça de alguém na frente da tribo.



Crânio Pré-Histórico com perfuração para tratar dor de cabeça ou convulsão


Crânio de vaca Pré-Histórica com perfuração para tratar ou estudar tratamento de convulsão e dor de cabeça, antes de fazer o mesmo em humanos.


Comentários

  1. Nossa, que post lindo.
    Que post formoso.
    Que post gracioso!

    Texto bem feito, dá pra recomeçar a estudar legal!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vai rolando as páginas a partir do início do blog até encontrar.
      Qualquer dúvida, manda um zap pro fofo do seu professor.
      (19) 99587-3678

      Excluir
    2. Você pode também colocar "Vitão" na busca, uma lupinha no canto direito da tela, que aparecerá somente as publicações desse professor fofinho!

      Excluir
    3. O problema de colocar "Vitão" na lupinha é que ela não coloca o acento, daí fica "Vitao" e ela não encontra. Fiz o teste.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

  Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas. Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp: 998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal. Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus! Texto: Tipos e origens das rochas As  rochas  estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são  formadas a partir da junção de  minerais   (apenas um mineral ou mais...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...