Pular para o conteúdo principal

Prof. Lucas - Filosofia - 1 Série A, B e C


Olá alunos do 1° ano! Deixo aqui com vocês um breve texto sobre a atitude dos primeiros filósofos frente ao conhecimento:

“O que logo se evidencia na figura humana destes primeiros filósofos – que, naturalmente, não deram a si próprios este nome platônico – é a sua típica atitude espiritual: devotamento incondicional ao conhecimento, estudo e aprofundamento do ser, em si mesmo. Esta atitude pareceu totalmente paradoxal com relação aos gregos posteriores, e mesmo aos da época, mas suscitou ao mesmo tempo a sua mais alta admiração. A tranqüila indiferença daqueles investigadores pelas coisas que os demais homens pareciam importantes, como o dinheiro, as honras e até o lar e a família, a sua aparente cegueira com relação aos seus próprios interesses e a sua indiferença perante as emoções da praça pública deram origem às conhecidas anedotas sobre a atitude espiritual daqueles pensadores. [...] Nestas anedotas, o filósofo é o grande extravagante, algo misterioso, digno, mas estimado, que se ergue acima da sociedade dos homens ou dela se aparta deliberadamente para se consagrar aos seus estudos. É ingênuo como uma criança, desajeitado e pouco prático, e está fora das condições do espaço e do tempo. O sábio Tales, absorto na contemplação de um fenômeno celeste qualquer, cai dentro de um poço, e a sua criada trácia faz pouco dele, por querer saber as coisas do céu e não ver o que está sob os seus pés. Pitágoras, quando lhe perguntaram para que vive, responde: para contemplar o céu e as estrelas. Anaxágoras, acusado de não se interessar pela família nem pela pátria, aponta com a mão o céu e diz: eis a minha Pátria”.

- Werner Jaeger, “Paidéia: A Formação do Homem Grego”. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Um abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Prof. Wagner - Matemática - 6 ano A

OLÁ AMIGUINHOS e AMIGUINHAS......... COMO ESTÃO????? Espero que todos estejam muito bem... Hoje vamos falar um pouco de Frações de um Número Inteiro...        Qualquer número escrito na forma de fração é um número fracionário? Pode parecer estranho, mas a resposta é não . Primeiro porque a definição diz que números fracionários são números que representam uma ou mais partes de um todo, então por exemplo o número 10/2, que está escrito na forma de fração não é um número fracionário, porque representa o número 5 e este não é parte de um todo. Também o número √2/3 está escrito na forma de fração, mas não é um número fracionário, porque o numerador não é um número inteiro. QUERO QUE SE DIVIRTA APRENDENDO MATEMÁTICA........ ABRAÇOS DO AMIGO WAGNÃO......

Prof. Wellington - Eletiva Inglês - 8 ano, 9 ano, 1 Série, 2 Série e 3 Série

  Hey guys what's up!! Famous quotes from famous women - Citações famosas de mulheres famosas.     Estou à disposição no e-mail e no whatsapp para ajudá-los da melhor maneira em tudo o que for necessário. Não esqueçam à   A realização e o envio das atividades semanais é o meio pelo qual teremos a oportunidade de atribuir um conceito para o quarto bimestre . Não fiquem ansiosos quanto aos erros e acertos, nosso objetivo principal é nos mantermos conectados para que possamos auxilia-los no processo de aprendizagem. A nota do quarto bimestre depende da entrega das atividades semanais, mas lembre-se à é a particição que resultará na nota e não a quantidade de erros e acertos. Para qualquer dúvida, estarei sempre à disposição no email wellington_wlf@yahoo.com.br e no whatsapp (99394-6736). Por enquanto é isso turma!           Até mais.