Pular para o conteúdo principal

Prof. Vitão - História - 9º Ano B


Assim que a Alemanha invadiu a Polônia em 1939 e a Inglaterra reagiu, declarando guerra, a destruição começou, 20 anos após o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918. Pouco depois de controlar territórios na frente Oriental da Europa (regiões da TCHECOSLOVÁQUIA, BULGÁRIA, POLÔNIA, IUGOSLÁVIA, HUNGRIA, ROMÊNIA, chegando até a fronteira com a URSS), Hitler colocou em prática um plano audacioso: partir para a FRENTE OCIDENTAL, invadindo a FRANÇA (e países próximos, como BÉLGICA E HOLANDA) e atacando a INGLATERRA com sua poderosa força aérea.

Com essas invasões, o poder alemão ficava evidente, e Hitler ampliou seu projeto de “exterminar as raças inferiores” nos CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, promovendo o extermínio que ficou conhecido como HOLOCAUSTO.

 Sendo assim, bora lá, meu povo, acompanhar....

O AVANÇO DA SEGUNDA MUNDIAL E O HOLOCAUSTO NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO

 

Alemanha e França tinham tretas antigas, que pioraram após a França obrigar os alemães a assinarem o vergonhoso TRATADO DE VERSALHES no fim da 1ª Guerra.

Foi com esse espírito de VINGANÇA que Hitler acompanhou com muito gosto a ocupação alemã na França, em 1940.

 


Vingança? Vamos aprender com o Sr. Madruga...

 

A França não resistiu por muito tempo. A população sofreu muito....


Hitler fez questão de tirar essa foto em frente à Torre Eiffel, um dos cartões postais da França.

 


População de Paris chora ao ver as tropas alemãs nazistas marcharem sobre a capital francesa. Essa foto aqui foi emblemática.

 

No interior da França, grupos populares formaram uma resistência armada pra tentar expulsar os alemães. Essa resistência era organizada principalmente pelo Partido Comunista Francês e contava com homens e mulheres de todas as idades. Durante todos os anos de guerra (até 1945) essa Resistência deu muito trabalho pros alemães.  Teve um papel importante no auxílio aos ingleses (e, depois, aos EUA quando esse país entrou na guerra), fornecendo relatórios de inteligência vitais, e ainda promovendo inúmeros atos de sabotagem contra as rotas de abastecimento das forças alemãs e suas linhas de comunicação no interior da França.


Voluntários da Resistência. Na foto, a voluntária SIMONE SEGOUIN, que teve bastante destaque nos combates contra os alemães

 


 


Representação artística do momento em que um voluntário da Resistência jogou uma bomba dentro de um carro com oficiais do exército nazista, matando os caras. Atentados como esse foram comuns.

 

Mas a Resistência, apesar de ter sido importante, não conseguiu livrar a França e conter o avanço alemão.

Após tomar a França, Holanda e Bélgica, os alemães tomaram a GRÉCIA E A ESCANDINÁVIA (Suécia, Noruega e Finlândia), entre 1940 e 1942.

 


Na conquista da Grécia, a bandeira nazista foi hasteada em frente a ACRÓPOLE DE ATENAS, símbolo da História grega.

 

Na Ásia, o Japão seguia triunfante.

Em cada país que a Alemanha invadia, o governo nazista construía os CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, onde prendiam prisioneiros de guerra e gente das “raças inferiores”. Dentro desses Campos, prisioneiros trabalhavam como escravos e, após estarem esgotados, eram mortos nas câmaras de gás (já falei sobre isso). Mas além disso, nesses campos os médicos nazistas faziam EXPERIÊNCIAS GENÉTICAS usando os prisioneiros como cobaias. O objetivo era desenvolver remédios e armas químicas e biológicas, pesquisar o efeito de bactérias e vírus no corpo, testar a resistência humana à dor, e outras experiências.

A seguir, vou mostrar algumas fotos que foram descobertas em alguns campos de concentração após o fim da Guerra. São imagens fortes.


Criança morta após experiências no Campo de AWSCHVITZ, na Polônia.

 


Crianças “costuradas” uma na outra, pra pesquisar o “uso comum de órgãos por dois seres vivos”.

 

 


Sobrevivente de um Campo de Concentração na Romênia. Essa pessoa foi submetida a experiências para testar os efeitos das queimaduras por ácido na pele.

 


Experiência sobre a injeção de sal no sangue

 


Crianças vítimas de experiências sobre implante de ossos

 


Crianças usadas em experiência sobre resistência ao fogo

 


Corpos de prisioneiros mortos nas Câmaras de Gás, prontos para serem queimados nos fornos.

 

Entre todos os médicos que conduziram essas experiências, quem mais se destacou foi JOSEPH MENGELE, apelidado de O ANJO DA MORTE.


 

Quando a guerra acabou e os nazistas perderam (SPOILER), Mengele fugiu para o Brasil, onde morreu após muitos anos de causas naturais. Duarante décadas, foi um dos homens mais procurados do mundo.


Cartaz de “procura-se”, oferecendo recompensa pela captura do “Anjo da Morte” após o fim da guerra.

 


Vivendo no Brasil com identidades falsas, esse FDP do Mengele levou uma vida tranquila até morrer naturalmente, na década de 1980.

Bom, semana que vem tem mais.

Tchau, Beijos do Gordo e NAZISMO NUNCA MAIS!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

  Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas. Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp: 998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal. Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus! Texto: Tipos e origens das rochas As  rochas  estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são  formadas a partir da junção de  minerais   (apenas um mineral ou mais...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...