CURIOSIDADES DA LÍNGUA
Ensino a distância
ou à distância?
Por Sérgio Rodrigues (Jornalista, escritor e
colunista da Folha de São Paulo).
As
duas formas dessa locução adverbial são usadas: a distância e à distância. No
primeiro caso temos simplesmente a preposição a. No segundo, que considero
preferível, temos a mesma preposição a, mas ela leva um acento grave.
Este,
a depender da interpretação, pode indicar crase (contração com o artigo
definido a) ou ser apenas diferencial, empregado em nome de clareza.
Os
autores clássicos dão preferência à primeira forma quando a distância não é
especificada (“Nuvens escuras se avolumavam a distância”) e à segunda quando se
trata de uma distância precisa, isto é, acompanhada de artigo definido: “À
distância de vinte metros, a fera o encarava”.
A
edição do Houaiss de 2001 sugere usar acento também no primeiro caso sempre que
“a sua falta comprometer de algum modo a clareza da frase” e dá o seguinte
exemplo: “A sentinela vigia à distância”. Se a ideia a ser comunicada é a de
que a sentinela está distante daquilo que vigia, a ausência do acento pode
sugerir erroneamente que a distância é aquilo que ela vigia.
A meu
ver, a eliminação desse tipo de ambiguidade basta para recomendar o uso da
locução adverbial à distância em todas as situações, seja a distancia
especificada ou não. Parece ser esta a inclinação contemporânea.
Se
não há ambiguidade na expressão ensino a distância quando o ensino é claramente
substantivo, ela se instala se falamos em ensinar a distância: ensinar de longe
ou, poeticamente, ensinar o próprio distanciamento?
Seria
absurdo usar acento no segundo caso e não no primeiro, pois o método de ensino
é o mesmo. À distância acaba com a confusão.
Referência:
RODRIGUES, Sergio. A
língua brasileira: Uma viagem amorosa, sem caretice e sem vale-tudo, pelo sexto
idioma mais falado do mundo – o seu. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras,
2016.
Olá, alunos! Eu me chamo
Thomas, sou professor de Português. Como vocês estão?
Venho comunicá-los, com
felicidade, que serei o professor de Português do 8º B até o mês de novembro. Espero
conseguir ajudá-los da melhor forma nesse período, dando continuidade ao
trabalho já feito durante o ano, e torço para que nós possamos guardar bons
momentos dos encontros semanais. Façam as atividades do roteiro, acessem os
conteúdos do blog da escola e participem das minhas aulas no Google Meet (às
terças-feiras), que serão destinadas à explicação de conteúdo, leitura de
textos e plantão de dúvidas.
No mais, desejo a todos uma
ótima semana e deixo o meu contato à disposição para envio das atividades,
perguntas ou qualquer assunto relacionado à disciplina.
e-mail:thomasbastos@educacao.professor.sp.gov.br
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