Pular para o conteúdo principal

Prof. Thomas - Língua Portuguesa - 8 ano B

 

CURIOSIDADES DA LÍNGUA

Ensino a distância ou à distância?

Por Sérgio Rodrigues (Jornalista, escritor e colunista da Folha de São Paulo).

As duas formas dessa locução adverbial são usadas: a distância e à distância. No primeiro caso temos simplesmente a preposição a. No segundo, que considero preferível, temos a mesma preposição a, mas ela leva um acento grave.

Este, a depender da interpretação, pode indicar crase (contração com o artigo definido a) ou ser apenas diferencial, empregado em nome de clareza.

Os autores clássicos dão preferência à primeira forma quando a distância não é especificada (“Nuvens escuras se avolumavam a distância”) e à segunda quando se trata de uma distância precisa, isto é, acompanhada de artigo definido: “À distância de vinte metros, a fera o encarava”.

A edição do Houaiss de 2001 sugere usar acento também no primeiro caso sempre que “a sua falta comprometer de algum modo a clareza da frase” e dá o seguinte exemplo: “A sentinela vigia à distância”. Se a ideia a ser comunicada é a de que a sentinela está distante daquilo que vigia, a ausência do acento pode sugerir erroneamente que a distância é aquilo que ela vigia.

A meu ver, a eliminação desse tipo de ambiguidade basta para recomendar o uso da locução adverbial à distância em todas as situações, seja a distancia especificada ou não. Parece ser esta a inclinação contemporânea.

Se não há ambiguidade na expressão ensino a distância quando o ensino é claramente substantivo, ela se instala se falamos em ensinar a distância: ensinar de longe ou, poeticamente, ensinar o próprio distanciamento?

Seria absurdo usar acento no segundo caso e não no primeiro, pois o método de ensino é o mesmo. À distância acaba com a confusão.

 

Referência:

RODRIGUES, Sergio. A língua brasileira: Uma viagem amorosa, sem caretice e sem vale-tudo, pelo sexto idioma mais falado do mundo – o seu. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

 

Olá, alunos! Eu me chamo Thomas, sou professor de Português. Como vocês estão?

Venho comunicá-los, com felicidade, que serei o professor de Português do 8º B até o mês de novembro. Espero conseguir ajudá-los da melhor forma nesse período, dando continuidade ao trabalho já feito durante o ano, e torço para que nós possamos guardar bons momentos dos encontros semanais. Façam as atividades do roteiro, acessem os conteúdos do blog da escola e participem das minhas aulas no Google Meet (às terças-feiras), que serão destinadas à explicação de conteúdo, leitura de textos e plantão de dúvidas.

No mais, desejo a todos uma ótima semana e deixo o meu contato à disposição para envio das atividades, perguntas ou qualquer assunto relacionado à disciplina.

e-mail:thomasbastos@educacao.professor.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Prof. Wagner - Matemática - 6 ano A

OLÁ AMIGUINHOS e AMIGUINHAS......... COMO ESTÃO????? Espero que todos estejam muito bem... Hoje vamos falar um pouco de Frações de um Número Inteiro...        Qualquer número escrito na forma de fração é um número fracionário? Pode parecer estranho, mas a resposta é não . Primeiro porque a definição diz que números fracionários são números que representam uma ou mais partes de um todo, então por exemplo o número 10/2, que está escrito na forma de fração não é um número fracionário, porque representa o número 5 e este não é parte de um todo. Também o número √2/3 está escrito na forma de fração, mas não é um número fracionário, porque o numerador não é um número inteiro. QUERO QUE SE DIVIRTA APRENDENDO MATEMÁTICA........ ABRAÇOS DO AMIGO WAGNÃO......

Prof. Wellington - Eletiva Inglês - 8 ano, 9 ano, 1 Série, 2 Série e 3 Série

  Hey guys what's up!! Famous quotes from famous women - Citações famosas de mulheres famosas.     Estou à disposição no e-mail e no whatsapp para ajudá-los da melhor maneira em tudo o que for necessário. Não esqueçam à   A realização e o envio das atividades semanais é o meio pelo qual teremos a oportunidade de atribuir um conceito para o quarto bimestre . Não fiquem ansiosos quanto aos erros e acertos, nosso objetivo principal é nos mantermos conectados para que possamos auxilia-los no processo de aprendizagem. A nota do quarto bimestre depende da entrega das atividades semanais, mas lembre-se à é a particição que resultará na nota e não a quantidade de erros e acertos. Para qualquer dúvida, estarei sempre à disposição no email wellington_wlf@yahoo.com.br e no whatsapp (99394-6736). Por enquanto é isso turma!           Até mais.