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Prof. Vitão - História - 2ª Séries A e B

 


Para concluir o que estamos vendo sobre a formação dos EUA contemporâneo e o racismo que assombra esse país, é importante conhecermos a construção do racismo na ARTE daquela nação, e como isso “respinga” em todo o mundo ocidental a partir do século XIX (19), para vermos um pouco mais tarde essa questão na construção do Brasil Contemporâneo..

Assim, vamos estudar um pouquinho sobre....

 

RACISMO E ARTE: A “NATURALIZAÇÃO” DO PRECONCEITO RACIAL NOS EUA CONTEMPORÂNEO

 

Eu me lembro que quando vocês estavam no 9º ano, há algum tempo, eu disse pra vocês que o CINEMA nasceu no fim do século XIX como uma invenção financiada pela burguesia industrial e que passou a ter uma importante presença em todo o mundo, atuando na construção opinões, de formas de pensar e na sociabilidade das pessoas.

Pois bem, na sociedade racista norteamericana do fim do século XIX e início do XX, o cinema foi usado para fortalecer ideias que a KU KLUX KLAN defendia. Nesse sentido, o cineasta  DAVID GRIFFITH teve uma importância trise, porém marcante.

Seu filme mais famoso, chamado O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (The Birth of a Nation), filmado em 1915 (começo do século XX), é uma asquerosa exaltação da KU KLUX KLAN e atuou para fortalecer  a imagem desse grupo racista como sendo “herois que salvaram os EUA da destruição provocada pela presença dos negros na sociedade”. NÃO CONFUNDA ESSE FILME DE 1915 FEITO PELO RACISTA DAVID GRIFFITH COM UM OUTRO FILME TAMBÉM CHAMADO “O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO’, FILMADO EM 2016 PELO DIRETOR  NATE PARKER. São duas obras diferentes, apesar de ambas tratarem da temática racial, se liga!!



David Griffith, o cineasta racista, em foto de 1916. Esse cara dirigiu mais de 400 filmes, entre curtas e longa metragens.

 

No filme “O Nascimento de uma Nação”, David Griffith mostra uma sociedade norteamericana devastada, dominada pela criminalidade e devassidão, e esse cenário foi construído (de acordo com o enredo do filme) pelos negros que, após serem libertados da escravidão, ganharam direitos iguais aos dos brancos e por isso começaram a fazer um monte de coisas erradas. Na obra, os negros tiveram direito de eleger seus deputados e esses deputados dominaram a política, fazendo só coisas erradas e oprimindo os brancos!!! Esses mesmos negros são mostrados como bandidos “por natureza” que espalham medo e terror entre os brancos.

Até que surgem os “herois” da KU KLUX KLAN pra salvar a humanidade!!!!

Veja abaixo um pequeno trechinho desse filme (curtinho, cerca de quatro minutos). Repare como os negros são mostrados e atentem para as legendas.

 



 

 

Os personagens negros que aparecem nesse filme são atores brancos pintados de preto. Não há atores negros.

 

Atores atrizes brancos, pintados de preto. David Griffith, racista, não queria artistas negros em suas obras

 

 

 

No  trecho abaixo (também curtinho, de quatro minutos) o filme mostra uma cena em que uma “horda de negros” cerca uma casa com uima família branca assustada.... mas aí os “cavaleiros da Klan” aparecem pra salvar!!!! Repare como a “horda de negros” parece um bando de zumbis:

 



 

 

Esse filme fez um pusta sucesso. E nós sabemos que o cinema é um excelente meio para formular opinões coletivas. David Griffith talvez tenha sido o primeiro cineasta declaradamente racista e simpatizante da Ku Klux Klan, mas outros depois dele apareceram.

Até a época do fim da 2ª Guerra Mundial (1945),  a indústria cultural dos EUA produziu inúmeras obras racistas que “caíram no gosto” do grande público, fortalecendo o racismo. Veja o exemplo abaixo. É um desenho animado feito pelos estúdios UNIVERSAL PICTURES  em 1941; nele, vemos uma região no Mississipi habitada por uma maioria negra que são pessoas preguiçosas, relaxadas..... e só “acordam” um pouco quando brancos chegam ao local.

 



 

A publicidade cresceu muito em cima do racismo até a 1ª metade do século XX. Lembre-se que estamos falando de uma época em que o racismo nos EUA era LEGALIZADO. Veja a seguir:

 



Propaganda do sabonete Vinólia, década de 1930. A garota branca pergunta para a criança negra: “Você, MENINO ENCARDIDO, por que não se lava com o sabonete Vinólia?”

 

Abaixo, um exemplo parecido:



 

 

 

Abaixo, propaganda de camisas para homens elegantes:



A cada 5 homens, 4 são elegantes e vestem a estilosa camisa Van Heusen. Adivinha quem é o único que não é elegante e estiloso?

 

Por fim, no Brasil durante a mesma época a gente observa a mesma situação. Olha essa estúpida propaganda de palha de aço (que conhecemos como “bombril”) :

 



Enfim, o Império dos cidadãos de bem foi construído nessas bases.

Semana que vem eu volto. Tchau e Beijos do Gordo!!!

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