Pular para o conteúdo principal

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

 

Roteiro da atividade: Ler o texto: Paladar e escrever no caderno o que aprendeu sobre o texto. Observar as imagens e responder o que entendeu de cada imagem.

Olá estudantes! Tudo bem com vocês? Estou com saudades de todos vocês. Vamos estudar e fazer as atividades. As lições valem nota e presença para esse 3ºbimestre. Logo estaremos fechando as médias e digitando as notas. Façam as atividades para ficar com uma boa nota de média. Estudar é muito importante e faz parte do seu projeto de vida.

Entregar até o dia 06/10 no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br

Se cuidem! Abraços virtuais! Estamos juntos!

 

Texto: Paladar

Leia e compreenda mais sobre o paladar, sentido responsável pela percepção do gosto dos alimentos.

paladar é o sentido que nos permite sentir os gostos dos alimentos.  É através dele que sabemos que um sorvete é doce, um bife é salgado, que um limão é azedo e assim por diante.

Definimos sabor como uma mistura de sensações: gosto, cheiro e consistência. Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).

O gosto é percebido por nós graças às chamadas papilas gustativas. Nessas papilas, está localizada uma grande quantidade de células sensoriais capazes de captar as informações a respeito do sabor dos alimentos. Elas estão localizadas principalmente na região superior da língua e no palato, entretanto podem ser encontradas em outras regiões. As células sensoriais captam os diferentes gostos graças a substâncias químicas presentes nos alimentos e, por isso, são chamadas também de quimiorreceptores.

As papilas são classificadas em quatro tipos: as circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes. Somente as papilas filiformes não são capazes de captar os gostos, estando relacionadas às sensações a respeito da textura do alimento.



Por muitos anos, acreditou-se que os sabores eram percebidos em áreas diferentes da língua. Hoje isso não é mais aceito

Durante muito tempo acreditou-se que na língua existiam regiões específicas para se sentir o gosto de determinado alimento. Acreditava-se, por exemplo, que o doce era sentido na ponta da língua, enquanto o amargo apenas na região posterior dela. Hoje se sabe que isso não é verdade, apesar de muitos autores ainda apresentarem em seus trabalhos essa divisão. Sabemos hoje que os receptores para diferentes sabores estão distribuídos de maneira aleatória por toda a língua, não estando localizados predominantemente em uma única área.

Uma característica interessante do paladar diz respeito ao quente e ao frio. A temperatura do alimento pode fazer com que você o perceba de maneira diferente. Acredita-se que temperaturas maiores estão relacionadas à sensação de doce, enquanto temperaturas inferiores lembram sabores ácidos e salgados. Isso quer dizer que quanto mais quente estiver um alimento, mais doce ele vai parecer. Portanto, um chocolate em temperatura ambiente é interpretado como mais doce do que aquele guardado na geladeira.



Na língua existem diversas papilas onde estão agrupadas as células sensoriais capazes de perceber o gosto dos alimentos


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

 

Observe as imagens









Comentários

  1. Bom dia alunos e alunas do 6ºB!!!!! Tudo bem com vocês? Estou com saudades de vocês! Vou passar o meu whatsapp para vocês me procurar e vamos conversar e vou estar enviando atividades de ciências e vou estar recebendo as lições feitas por vocês,tá bom.Combinado galera!!!! O meu whatsapp é: 998875038 e o meu e-mail é: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br
    Estou aguardando o contato de vocês e também a entrega das atividades de ciências feitas por vocês.Vamos todos juntos fazer as atividades e entregar.Logo estaremos fechando as médias do 3º bimestre.Beijos para vocês! Fiquem com Deus! Se cuidem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

  Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas. Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp: 998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal. Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus! Texto: Tipos e origens das rochas As  rochas  estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são  formadas a partir da junção de  minerais   (apenas um mineral ou mais...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...