Pular para o conteúdo principal

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

 

Olá estudantes! Tudo bem com vocês? Se cuidem! Vamos todos assistir as aulas de ciências pelo CMSP e fazer as atividades de todos os professores. Estamos no 4º bimestre (último bimestre) dá tempo de fazer as atividades e entregar para os professores. Está valendo nota e presença para esse bimestre. Avisem seus colegas de sala para estarem me procurando pelo meu WhatsApp: 998875038 que eu envio as atividades de ciências para eles estarem fazendo. Obrigada turma!!!!Abraços! As atividades de ciências do blog e do drive pode estar entregando no meu WhatsApp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br

Leia o texto abaixo e escreva o que aprendeu sobre o texto:

O que são Drogas?

Drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as ingere / utiliza.
 

Quais são os tipos de Drogas?

·         Depressoras: Diminuem a atividade cerebral. Álcool, calmante, inalantes etc.

·         Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral. Cocaína, anfetaminas (remédios para emagrecer), cafeína e nicotina.

·         Perturbadoras: Altera a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal. Maconha, LSD e Ecstasy.

O que nos faz usar Drogas?

Historicamente a humanidade sempre procurou por substâncias que produzissem algum tipo de alteração em seu humor, em suas percepções, suas sensações. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizarem drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes.
 



 

O que é Dependência Química?

É quando a pessoa perde o controle sobre o uso da droga, seja ela qual for, sentindo necessidade de usá-la cada vez mais. Sente os prazeres imediatos, mas, na falta da substância, um grande desconforto e vazio toma conta. A dependência química é uma doença, porque o dependente prioriza a droga ao invés de outras atividades e compromissos do seu dia a dia.
 


 

A vulnerabilidade dos Adolescentes

·         Os/as adolescentes estão vulneráveis ao abuso de drogas, assim como em relação à gravidez e às DST-Aids, à violência, ao abuso e exploração sexual;

·         Não se trata apenas de “dar informações”, mas de trabalhar as informações com o objetivo de criar comportamentos de prevenção e autocuidado;

·         É necessário criar condições para que os/as adolescentes possam manejar as informações em benefício da sua própria saúde e da saúde do/a parceiro/a e da coletividade;

Estratégias para diminuir a vulnerabilidade dos Adolescentes

·         Reconhecer a existência e o direito ao prazer, destacando que é possível ter prazer sem se colocar em situações de risco;

·         Oferecer informações corretas e realistas sobre as drogas (apresentar as drogas como realmente são — substâncias capazes de induzir alterações no organismo);

·         Evitar o discurso proibicionista / terrorista ("matam, são muito perigosas, caminho sem volta, coisa de marginal"), pois esse discurso reforça o "mito drogas”, estigmatiza os usuários, dificulta a busca de ajuda, leva os usuários a se sentirem indignos de ajuda e, pior, irrecuperáveis.


 

Álcool

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são as doenças do fígado. (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose).

Álcool e Transito

O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro determina que é pena gravíssima dirigir sob a influência de álcool em nível superior a seis decigramas por litro de sangue. A pena para esta infração compreende multa, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir.

O uso de álcool é responsável por graves acidentes de trânsito, envolvendo muitas vezes a morte da pessoa embriagada e a morte de terceiros.

·         Acidentes de trânsito que resultam em morte ocorrem com maior frequência à noite ou nos finais de semana. 77% dos acidentes fatais ocorreram entre as 18hs e 6hs.

·         Indivíduos do sexo masculino tem uma chance maior de se envolver em acidentes fatais. Em 2002, 78% dos indivíduos que morreram em acidentes de carro eram homens, sendo que 46% das mortes estavam relacionadas com o consumo de álcool.

·         A maioria das mortes relacionadas ao consumo de álcool ocorre entre 21 e 45 anos:

o    23% das mortes são com menores de 16 anos,

o    37% das mortes com pessoas entre 16 e 20 anos,

o    57% das mortes com pessoas entre 21 e 29 anos,

o    53% das mortes com pessoas entre 30 e 45 anos,

o    38% das mortes com pessoas entre 46 e 64 anos.

 

  • Observe as imagens abaixo e escreva o que entendeu sobre elas:

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Prof. Wagner - Matemática - 6 ano A

OLÁ AMIGUINHOS e AMIGUINHAS......... COMO ESTÃO????? Espero que todos estejam muito bem... Hoje vamos falar um pouco de Frações de um Número Inteiro...        Qualquer número escrito na forma de fração é um número fracionário? Pode parecer estranho, mas a resposta é não . Primeiro porque a definição diz que números fracionários são números que representam uma ou mais partes de um todo, então por exemplo o número 10/2, que está escrito na forma de fração não é um número fracionário, porque representa o número 5 e este não é parte de um todo. Também o número √2/3 está escrito na forma de fração, mas não é um número fracionário, porque o numerador não é um número inteiro. QUERO QUE SE DIVIRTA APRENDENDO MATEMÁTICA........ ABRAÇOS DO AMIGO WAGNÃO......

Prof. Wellington - Eletiva Inglês - 8 ano, 9 ano, 1 Série, 2 Série e 3 Série

  Hey guys what's up!! Famous quotes from famous women - Citações famosas de mulheres famosas.     Estou à disposição no e-mail e no whatsapp para ajudá-los da melhor maneira em tudo o que for necessário. Não esqueçam à   A realização e o envio das atividades semanais é o meio pelo qual teremos a oportunidade de atribuir um conceito para o quarto bimestre . Não fiquem ansiosos quanto aos erros e acertos, nosso objetivo principal é nos mantermos conectados para que possamos auxilia-los no processo de aprendizagem. A nota do quarto bimestre depende da entrega das atividades semanais, mas lembre-se à é a particição que resultará na nota e não a quantidade de erros e acertos. Para qualquer dúvida, estarei sempre à disposição no email wellington_wlf@yahoo.com.br e no whatsapp (99394-6736). Por enquanto é isso turma!           Até mais.