Pular para o conteúdo principal

Profª Sandra - Ciências - 6 ano A, 7 anos, 8 anos e 9 ano B e Biologia 1 Série A, B e C e 2 Série A

 


Campanha: as cores de cada mês na área da saúde!

 

As campanhas de saúde ganharam ainda mais força com as cores de cada mês. As cores correspondem a algum tipo de doença e a conscientização da população na luta contra ela.

Tudo começou com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Estas foram tão bem sucedidas que, além disso, também resolveram adaptar os meses do ano para promover informações.

Vamos saber mais sobre o significado de cada cor em cada mês?

Abraços e uma boa leitura.

Pro Sandra

Campanha Janeiro Branco

Esta visa a conscientização da saúde mental. Já que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a  Organização Mundial da Saúde. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

A cor roxa visa a conscientização do Alzheimer. Esta é um doença que afeta a  memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença e, no Brasil, 1,2 milhão.

Já a cor laranja visa a conscientização dos casos de leucemia, em que ocorre um acúmulo de células malignas na medula óssea – órgão responsável por produzir células sanguíneas.

Campanha Março Lilás e Azul Marinho

A cor lilás remete à conscientização do câncer do colo do útero. É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A cor azul marinho traz a conscientização do câncer colorretal, que acomete o intestino grosso e o reto.

Campanha Abril Azul e Verde

A cor azul traz a conscientização para o Autismo. O transtorno afeta cerca de 1% da população mundial. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.

Já a cor verde conscientiza sobre  a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Somos o quarto país na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais.

Campanha Maio Roxo e Amarelo

A cor roxa remete a conscientização das doenças inflamatórias intestinais. Estas atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal.

Já a cor amarela traz a conscientização dos  debates sobre acidentes de trânsito.

Campanha Junho Vermelho

A cor vermelha nos remete à doação de sangue. Segundo análises, no inverno, os bancos de sangue sofrem redução de 30% nos estoques.

Campanha Julho Amarelo

Esta campanha visa a conscientização sobre hepatites virais. Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.

Campanha Agosto Laranja e Dourado

A cor laranja nos remete à esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas.

Já a cor dourada nos remete ao aleitamento materno. Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação.

Campanha Setembro Amarelo, Verde e Vermelho

A cor amarela aqui visa a conscientização ao combate ao suicídio. Considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos.

A cor verde vem para incentivar a doação de órgãos.

Já a cor vermelha aqui é para a celebração do dia 29 de setembro, que é celebrado o Dia Mundial do Coração. Além disso, o mês também chama atenção para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo.

A tão conhecida campanha Outubro Rosa

Cuja conscientização é para o câncer de mama. Além disso, este é o segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil (exceto na região Norte).

A não menos conhecida Campanha Novembro Azul

Cujo alerta vem para o câncer de próstata. Que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil.

E por fim as campanhas Dezembro Vermelho e Laranja

A cor vermelha é um alerta para o vírus HIV. Dados de 2017 indicam que 882.810 brasileiros vivem com o vírus da aids e cerca de 40 mil novos casos são registrados por ano. Esses índices estão subindo.

E aqui o laranja visa a conscientização do câncer de pele cuja campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.  Além disso esta é uma medida de prevenção do câncer mais comum no país.

 

Disponível em https://campcarecursos.com.br/blog/2019/01/01/campanha-as-cores-de-cada-mes-na-area-da-saude/

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. Vitão - História - 8 Ano B

  Durante o reinado de Pedro II no Brasil entre 1840 e 1889, a famosa GUERRA DO PARAGUAI (1865-1870) foi um dos fatos mais marcantes. Esse conflito colocou BRASIL/URUGUAI/ARGENTINA contra o PARAGUAI, acabou resultando num grande massacre do povo paraguaio e colocando o Brasil como líder na América do Sul. Vejamos então como rolou a.... GUERRA DO PARAGUAI   As causas da Guerra do Paraguai concentravam-se, principalmente, na década de 1860, quando os diferentes interesses defendidos pelos governos paraguaio e brasileiro levaram a desentendimentos que fizeram o Paraguai atacar o Brasil. Esses desentendimentos intensificaram-se a partir da posse de  Francisco Solano López  como ditador do Paraguai, em 1862. Francisco Solano Lopez, ditador do Paraguai   A posse de Solano López fez com que o governo paraguaio se aproximasse de um grupo rebelde argentino conhecido como  federalistas . Esse grupo era liderado por Urquiza e concentrava-se nas provínc...

Profª Karina - Ciências - 6º Ano B

  Roteiro da atividade: Ler o texto: Tipos e origens das rochas e faça um resumo no caderno sobre o texto. Observe as imagens e escreva o que entendeu de cada uma delas. Olá queridos estudantes! Tudo bem com vocês? Estamos no último bimestre e dá tempo de fazer as atividades de todos os professores e entregar. Pode estar entregando as atividades de ciências no meu whatsapp: 998875038 ou no meu e-mail: karinatedesco@professor.educacao.sp.gov.br Avisem seus colegas de sala para me procurarem no meu whatsapp: 998875038 para eu estar ajudando eles nas lições. Obrigada pessoal. Conto com vocês!Abraços a todos! Fiquem com Deus! Texto: Tipos e origens das rochas As  rochas  estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são  formadas a partir da junção de  minerais   (apenas um mineral ou mais...

Prof. Wellington - Língua Portuguesa - 6 ano A e B

Olá queridos alunos!! Que bom estarmos juntos novamente.  Para retomarmos nossas atividades, vamos primeiro relembrar o que já vimos? Nós fizemos o estudo no 1º capítulo do livro utilizando o gênero textual “Diário”, nós lemos e copiamos no caderno o diário de duas meninas de 11 e 12 anos. A primeira leitura refere-se ao Diário de Marina Torres Sella, que retrata suas experiências vividas em um acampamento. A segunda leitura refere-se ao Diário da pequena Zlata Filipovic, onde ela fala de suas experiências vividas durante a guerra em seu país. Lembre-se   Os textos do gênero diário relatam fatos vividos pelo autor e apresentam reflexões, opiniões e sentimentos. Trata-se de uma comunicação íntima. As páginas são escritas diariamente ou há um pequeno intervalo de tempo entre elas. Não há uma estrutura fixa, mas, em geral, possuem data , vocativo e assinatura . Veja os exemplos: Data: 1º de agosto de 2014 V ocativo: Querido diário  Texto: “ “...